A Soprano desenvolve uma cultura empresarial em que os aspectos ambientais são levados em consideração em todos os processos de tomada de decisão. Assim, a empresa busca reduzir os possíveis impactos causados ao meio ambiente, por meio de diversas medidas que envolvem a redução ou, até mesmo, a eliminação de resíduos.
Promovemos o uso racional dos recursos e a preservação do meio ambiente.
São desenvolvidas ações como redução dos rejeitos, desenvolvimento de embalagens recicláveis, além da criação de projetos de elevação da qualidade de vida, com ambiente limpo e saudável. Já nas atividades produtivas, fomentamos o uso racional dos recursos e a preservação do meio ambiente, com base no conceito de desenvolvimento sustentável.
Em 2021 recebemos novamente o “Certificado Empresa Renovável”, emitido pela Ludfor Energia, confirmando a Soprano como organização exemplo na redução de emissão de gás carbônico, por meio da quantificação de energia provida de fontes alternativas.
Também conquistamos o título internacional de Indústria Sustentável, fornecido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), passando a integrar o seleto grupo de empresas que substituíram o uso do HCFH-141b por substâncias que não agridem a camada de ozônio.
Ainda, investimos no reaproveitamento da água, que é utilizada em grandes volumes no processo de acabamento das peças. Para tanto, possuímos uma moderna Estação de Tratamento de Efluentes Descarte Zero semiautomática, onde todo o efluente gerado é submetido a diferentes processos químicos e físicos para que seu reuso seja possível. Com esta ação, observamos uma economia de mais de 15 milhões de litros de água e até 80% de diminuição no consumo. Saiba como a água utilizada é tratada e volta a ser reutilizada no nosso processo produtivo.