Tire suas dúvidas sobre DOBRADIÇAS LAPELAS

 

As dobradiças das portas são peças que certamente passam despercebidas no nosso dia a dia, até apresentarem algum problema, seja por desgaste natural, mau uso ou instalação inadequada. Por isso, reunimos aqui algumas informações básicas para que você possa fazer a escolha, instalação e utilização corretas das dobradiças.

É importante salientar que todas as dobradiças Soprano estão de acordo com as normas técnicas estabelecidas para o produto no país.

As dobradiças lapela Soprano são divididas em 3 linhas, testadas e validadas em conjuntos de 3 dobradiças por porta, conforme a norma NBR 7178.

Confira a classificação das dobradiças lapela Soprano:

LINHA LEVE

LINHA MÉDIA

LINHA PESADA

O final do código XX refere-se aos diferentes acabamentos disponíveis. Confira as opções de acabamento e também os modelos disponíveis em embalagem blister com 3 peças no site www.soprano.com.br.

Para determinar o tamanho da folga, deve-se montar a dobradiça, puxar as lapelas em direção contrária uma da outra o máximo possível, afastando-as do eixo central, e medir a largura total da dobradiça. Em seguida, deve-se empurrar as lapelas uma contra a outra em direção ao eixo central, deixando a dobradiça o mais fechada possível, e medir a largura total da dobradiça novamente. A diferença entre a 1ª e a 2ª medidas, é a folga da dobradiça. Segundo norma técnica, a folga tolerável é de até 1,5mm, sendo que o padrão de folga das dobradiças produzidas pela Soprano é de até 1mm.

Utilizamos os melhores materiais e realizamos todos os teste necessários para que nossos produtos tenham uma longa vida útil, mas o desgaste com o passar do tempo e frequência de uso é natural. Os conjuntos de dobradiças, após serem submetidos a ensaio conforme norma A.3.2, pormde apresentar desgastes no sentido axial do enrolamento das abas de até 1,5mm, mantendo suas condições de basculamento.

Para uso em regiões litorâneas, recomendamos nossas dobradiças em aço inox, mais resistentes à corrosão e aos efeitos da maresia (modelos 03005.0150.91/91, 03005.0151.90/91, 03009.0085.90/91 e 03009.0086.90/91).

Nossas dobradiças com rolamentos são os modelos mais precisos de aplicação. Além de diminuírem a folga, os rolamentos melhoram o desempenho das portas, pois diminuem o atrito entre as lapelas e tornam o movimento mais suave (modelos 03009.0097.01/02/15, 03009.0098.01/02/15 e 03009.0099.01).

Nos modelos antigos em que o nome Soprano aparece nas duas lapelas (sendo que na instalação um dos nomes fica de cabeça para baixo), o sentido correto é com o pino de encaixe móvel do lado de cima. Nos novos modelos, o nome Soprano que aparece gravado na lapela indica o lado correto da instalação. Ele deve estar no sentido normal de leitura. Desse modo, o pino de encaixe móvel também ficará do lado de cima.

 

Faça uma cotação com o representante mais próximo de você:
https://www.soprano.com.br/representantes/

Quer receber em primeira mão todas as novidades da Soprano?