O ano de 2022 mal começou e a Soprano já está com novidades para o mercado de energia solar. Trata-se do EPM - Gerenciador de Energia Exportada, incluso no modelo Solis 5G Plus, cujos diferenciais são o controle e gerenciamento da energia exportada para a rede de um sistema fotovoltaico.
De acordo com Felipe Corrêa, coordenador de vendas, a principal utilidade do EPM é, de fato, sua aplicação em sistemas fotovoltaicos. “Desenvolvemos esse produto especialmente para a aplicação em sistemas fotovoltaicos on-grid, que necessitam de controle de energia injetada na rede. Além disso, o EPM permite controlar o volume desse ativo”, explica.
Conforme Corrêa, o EPM atende às diferentes necessidades dos consumidores. “Ele é ideal para consumidores do mercado livre de energia que desejam sistemas fotovoltaicos e não querem injetar energia diretamente na rede. Também é próprio para quem deseja instalar uma potência de sistema fotovoltaico maior que a demanda contratada ou que a potência disponibilizada pela distribuidora de energia elétrica”, afirma.
O EPM já está disponível no mercado desde março.