Saiba mais sobre a proteção que você e sua casa precisam

A eletricidade nos auxilia diariamente, mas também pode ser muito perigosa. Os acidentes de origem elétrica aumentaram significativamente no ano de 2017. Conforme a Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os perigos da Eletricidade – foram cerca de 1.387 ocorrências registadas durante o ano, sendo 702 fatais.

Dos acidentes fatais, 627 foram devidos a choques elétricos, 45 foram devido a raios e 30 por incêndios originados de curto circuito. Dados preocupantes, pois o relatório apontou a falta de qualidade nas instalações elétricas e de conscientização da população sobre os perigos que a eletricidade apresenta.

Outro dado preocupante é que dos 627 acidentes fatais, 218 ocorreram em “Residência unifamiliar, sítios, chácaras, fazendas e apartamentos”, sendo que desde 1997 a NBR5410 traz no seu texto a obrigatoriedade de uso do Interruptor Diferencial Residual de alta sensibilidade (corrente de fuga máxima de 30mA),

Preocupados com estes dados e com a integridade dos usuários a Soprano possui estes interruptores que são altamente eficazes na proteção de pessoas contra choques elétricos e detecção de fuga na instalação, pois possuem a função monitorar o circuito e quando detectada um desiquilíbrio de corrente no sistema entre fase e neutro, gerado por um toque acidental com uma parte energizada ou fuga de energia em algum equipamento, secciona o sistema efetuando o desenergizamento do circuito em que está instalado, provendo a total segurança do usuário.

 

Benefícios do DR

O DR é o único produto usado em uma instalação elétrica que tem como função principal proteger as pessoas contra choques elétricos, sendo que além desta funcionalidade pode também indicar alguma fuga de energia da instalação ou de algum equipamento (dispositivo atua com fuga de energia acima de 30mA) evitando que o consumidor tenha alguma surpresa na conta de energia ou possíveis falhas que possam iniciar um processo de degradação da instalação e até mesmo um incêndio.

 

Caracteríticas Técnicas

Os Interruptores Diferenciais Residuais da Soprano podem ser aplicados em sistemas mono, bi e trifásicos. Nas instalações residenciais, comerciais e industriais, eles podem ser utilizados em circuitos terminais que alimentem circuitos individuais de iluminação e em tomadas em banheiros, cozinhas, copas, áreas de serviço, garagens, varandas, ou como proteção geral de todo o circuito.

O IDR possui um botão de teste para que possa ser simulada a sua atuação, orientamos para que mensalmente seja feito este teste, tendo desta forma a certeza de que o dispositivo está instalado de forma correta e operando em perfeitas condições.

Nota: O IDR não possui sistema de proteção contra sobrecargas ou curto circuito, portanto ele necessita que sempre seja instalado um disjuntor antes ( o IDR deve possui uma capacidade de corrente maior ou igual a do disjuntor) para que seja garantida a correta atuação dos dispositivos.

 

Como funciona o DR

O Interruptor Diferencial Residual (DR) oferece segurança em qualquer instalação elétrica Residencial ou Industrial do ponto de vista de segurança aos usuários . Quando a corrente residual (corrente de fuga) for superior ou igual a 30mA (prejudicial para o corpo humano), o DR interrompe o circuito, protegendo as pessoas das consequências de um choque elétrico. Abaixo, a imagem explicativa dos efeitos da fuga de corrente em função do tempo de exposição:

 

O DR tem um funcionamento simples. Internamente ele possui um núcleo onde passam os condutores do circuito e um dispositivo de atuação, nos polos de entrada são conectados os cabos fase e neutro (dependendo do modelo usado). Quando existe uma diferença de corrente entre esses condutores, fluxo de corrente entre entrada e saída não é igual, por motivos já citados neste texto, o núcleo gera uma tensão induzida no circuito de atuação que por sua vez efetua o seccionamento, desta forma desenergizando o circuito e protegendo o usuário.

 

O corpo humano é um meio condutor de eletricidade, tornando as instalações elétricas comuns um grande fator de risco e perigo. Utilizar eletrodomésticos como batedeiras, liquidificadores e situações cotidianas, podem causar acidentes graves. Um dos maiores riscos são as tomadas baixas de uma residência, pois ficam ao acesso das crianças. 

Na prática, imagine uma pessoa encostando-se em alguma tomada, neste momento, parte da corrente elétrica é transferida para o seu corpo, ao invés de fazer o “caminho” adequado entre fase e neutro, acaba fazendo o “caminho” fase e terra ( a pessoa acaba se tornando o ponto de conexão entre fase e terra) neste momento o DR identifica se a corrente que está sendo percorrida pela fase possui uma diferença maior que 30mA com relação ao neutro, se esta condição for verdadeira o DR desarma o circuito em no máximo 100 milisegundos (0,1S),

Veja o exemplo abaixo:

 

Norma NBR-5410

A NBR-5410 estabelece as condições necessárias para um funcionamento adequado e seguro das instalações de baixa tensão. A NBR-5410 no item 5.1.2.2 fala sobre a obrigatoriedade do uso de DR em:

  • Em circuitos que sirvam de ponto de utilização situados em locais que contenham chuveiro ou banheira;
  • Em circuitos que alimentem tomadas situadas em áreas externas à edificação;
  • Em circuitos que alimentem tomadas em áreas internas que possam vir a alimentar equipamentos nas áreas externas;
  • Em circuitos que sirvam de pontos de utilização situados em cozinhas, copas, lavanderias, áreas de serviço, garagem e demais dependências internas molhadas ou sujeitas à lavagem;

 

Exemplo de instalação de um DR-H

Com o novo modelo DR-H você pode fazer a instalação utilizando o pente fase, o que agiliza o trabalho e deixa a instalação com um visual mais técnico e de alta qualidade, valorizando acima de tudo o produto e a mão de obra efetuada na instalação.

 

Possíveis soluções para atuação do DR

Para o correto funcionamento do dispositivo sempre deve ser avaliado se os equipamentos conectados na rede elétrica são compatíveis com o interruptor DR, principalmente o Chuveiro elétrico.

 

 

Linha DR Soprano

A Soprano está presente no mercado com a linha de Interruptor Diferencial Residual a mais de 6 anos, entregando produtos com alta qualidade focando na proteção das pessoas e instalações elétricas.

Hoje, com 2 produtos para a linha, o DR e o DR-H. Ambos interruptores possuem os mesmos benefícios, o que se diferencia são as características técnicas e forma de instalação. Veja abaixo as diferenças de cada um:

Interruptor Diferencial Residual – DR

No desenho técnico abaixo mostramos os dimensionas do DR para o bipolar e  tetrapolar.

 

Confira abaixo o esquema de instalação do DR.

 

Interruptor Diferencial Residual – DR-H

O DR-H veio para atender os consumidores que precisam de um produto fabricado em termoplástico e pretendem conectar os demais disjuntores do quadro através de barramento fase. Abaixo as explicações técnicas de dimensionais e instalação:

 

*Dimensionais do DR-H

O esquema de instalação do DR-H é um pouco diferente do DR, pois possui o condutor neutro em outra posição, confira o desenho técnico abaixo.

Para conhecer a linha completa do o DR-H clique aqui!

 

 

Quer receber em primeira mão todas as novidades da Soprano?