Carregando

Carregando - Soprano
0
Solicite um Orçamento

Você adicionou um item à sua solicitação de orçamento:

Adicione itens para continuar.



Resumo da sua solicitação de orçamento


Qtd. Produto Código

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso

Sua solicitação foi enviada com sucesso!

Fique atento ao seu e-mail, em breve você receberá o retorno do seu orçamento.

Downloads

0
Meus downloads

Faça download dos arquivos selecionados.

Adicione itens para continuar.

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Download concluído

Segurança e Proteção

Por que o dispositivo de proteção contra surtos é um produto indispensável na sua loja de materiais elétricos

Tempo de leitura: 5 minutos

Quando falamos em instalações elétricas, existem alguns componentes que não podem faltar em sua loja de materiais elétricos. É o caso do trio de proteção residencial da Soprano, que protege os equipamentos de seus clientes contra descargas atmosféricas e sobretensões originadas por manobras da concessionária. Esse trio é formado por três principais componentes: os minidisjuntores, os interruptores diferenciais residuais (DR) e os dispositivos de proteção contra surtos (DPS). Neste texto, explicaremos um pouco sobre o DPS, utilizado para proteção de equipamentos e evitar surtos elétricos. Então, confira mais sobre ele a seguir!



DPS: conheça mais sobre o dispositivo de proteção contra surtos 


Primeiramente, vale dizer que a combinação do trio de proteção residencial é extremamente importante para a segurança de seus clientes. Isso porque cada um deles tem uma aplicação específica: o dispositivo DR é voltado para proteção de pessoas, por exemplo, enquanto o DPS serve exclusivamente para a proteção de equipamentos. Esta pode, inclusive, ser uma ótima solução para aqueles que possuem receio de queima de equipamentos em tempestades ou picos na rede, por exemplo.


Você não vai deixar de ter esse produto, não é mesmo?! O Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS) proporciona máxima eficiência para proteção de equipamentos eletroeletrônicos contra sobre tensões na rede elétrica.



Obrigatório em qualquer instalação elétrica, de forma geral o DPS é usado em instalações de diferentes tipos, podendo ser tanto instalados no padrão de entrada da concessionária quanto nos quadros de distribuição, conforme necessidade e nível de proteção desejado pelo seu cliente. Além disso, ele é comumente procurado por pessoas mais especializadas no assunto, em geral responsáveis pela instalação elétrica desses componentes, como eletricistas e engenheiros.


Ainda sobre a exigência técnica para instalar o DPS, vale ressaltar que o dimensionamento deste produto em uma instalação deve ser feito sempre por um profissional qualificado e especializado na área. Ao completar essa etapa, a instalação também deve ser feita por alguém especializado. Lembrando, também, que todo o trabalho realizado em instalações elétricas deve ser feito com a rede desenergizada, eliminando os riscos de danos elétricos ao eletricista e ao seu cliente.


Nesse sentido, é importante ter conhecimento aprofundado sobre a norma 5410, pois é ela que possui todos os requisitos determinantes de como um projeto elétrico de baixa tensão deve ser feito, constando também a obrigatoriedade dos produtos a serem utilizados no processo.


Quais os principais benefícios de adquirir o trio de proteção residencial?


Ao indicar o trio de proteção residencial para seu cliente, incluindo o dispositivo de proteção contra surtos, é importante saber explicar quais são os principais benefícios desses componentes. Vejamos, a seguir, as principais características de cada um deles, começando pelo DPS:


Dispositivos DPS


O DPS, ou Dispositivo de Proteção Contra Surtos, são exclusivos para a proteção de equipamentos. Ou seja, eles são responsáveis por proteger equipamentos de uma descarga atmosférica ou até mesmo um pico de tensão ocasionado por manobras da concessionária. No caso desse dispositivo, é importante observar a região instalada e os demais cálculos realizados para sua especificação, além de ter seu status constantemente observado, pois seu mau dimensionamento pode acarretar danos no painel.



Interruptor Diferencial Residual (DR)


Os dispositivos do tipo DR, ou Interruptor Diferencial Residual, possuem uma função muito específica e extremamente importante: proteger as pessoas. Dessa forma, são desenvolvidos para que, no caso de uma diferença de corrente na instalação, caracterizando uma fuga de corrente, eles possam desarmar-se automaticamente, conferindo segurança a seus clientes. Essa “fuga” pode ser uma pessoa com o dedo na tomada, por exemplo. Além disso, é muito importante que esse dispositivo possua um dimensionamento de 30mA (alta sensibilidade), além da presença de um profissional qualificado no momento da instalação.


Você sabia que para garantir isso tudo a escolha do trio de proteção residencial deve ser da mesma marca? Acesse o infográfico da Soprano e saiba mais sobre o assunto!



Minidisjuntores SHB


Enfim, com certificação INMETRO até 63A, os disjuntores ou minidisjuntores SHB atendem a norma brasileira NBR NM 60898 e estão sempre presentes nas instalações. Indicados para uso nos quadros de distribuição e padrões de entrada de energia, proporcionam alta performance, proteção e segurança para seus clientes. Eles também possuem mecanismos internos que permitem o desarme da corrente elétrica em caso de curto-circuito ou sobrecarga, sendo necessária sua a presença para complementar a ligação dos dispositivos DRs e DPS, e são responsáveis pela proteção e seccionamento em caso de manutenção dos dispositivos.


Produtos Soprano: mais qualidade e segurança para seus clientes


Atualmente, a Soprano conta com dois modelos de DPS: o monobloco, que possui tamanho similar ao minidisjuntor e atende a classe II. E o modelo com refil, que atende as classes I/II e II, tendo como possibilidade a troca do refil em caso de atuação. Além disso, é importante deixar claro para seu cliente que o DPS é um componente que sofre degradação com a quantidade de atuações, e por isso deve ser dimensionado por um profissional qualificado a fim de apresentar uma maior vida útil.


Por fim, é sempre Vale destacar, novamente, que cada dispositivo do trio de proteção residencial atua exclusivamente para um tipo de proteção. Assim, o dispositivo de proteção contra surtos serve apenas para a proteção de equipamentos, ou seja, em uma eventual sobretensão, protegerá os equipamentos da rede de seu cliente, evitando danos aos mesmos.


Importante reiterar que todos os produtos Soprano atendem às normas técnicas da NBR 5410, que preveem determinações como aterramento, capacidade e disposição de cabos do neutro, além de número de polos reservas nos quadros, avisos de perigo a ser colocado nos quadros, determinação do diâmetro para a passagem de cabos e muito mais requisitos fazem parte do projeto elétrico. Tudo para proporcionar uma instalação mais segura e eficiente.



Na Soprano, todos os dispositivos de proteção elétrica são pensados e desenvolvidos para oferecer o melhor em qualidade, segurança e custo-benefício aos clientes da sua revenda. Para isso, possuímos laboratório próprio, com possibilidade de ensaios em todos os produtos e garantindo a qualidade que você já conhece. Além disso, oferecemos uma garantia de 2 anos em todas as nossas soluções. Conheça toda a variedade de nosso catálogo e ofereça em sua revenda os melhores dispositivos de segurança com o uso de nossos disjuntores e dispositivos DRs e DPS!


Publicado por Soprano, dia 28/07/2021

Ficou com alguma dúvida?

Fale Conosco

Fique por dentro

Receba nossas newsletters com novidades e promoções!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Notícias

Blog da Soprano

Lançamentos

22 de Fevereiro, 2024

Sustentabilidade e economia: três novos modelos de drivers de bomba solar

A utilização de energia solar para bombas de água pode resultar em custos operacionais mais baixos a longo prazo. Para...

Continuar lendo
Na mídia

14 de Fevereiro, 2024

Energia solar no verão é solução sustentável para o ano inteiro

Por: Júlio BortoliniO verão não apenas traz dias mais longos e temperaturas elevadas, mas também oferece condições idea...

Continuar lendo
Segurança e Proteção

07 de Fevereiro, 2024

Proteção AFCI nos Inversores Solis: como ativar?

Saiba o que é e como ativar a proteção AFCI nos Inversores SolisO número de casas com energia solar triplicou entre 202...

Continuar lendo