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Segurança e Proteção

Praticidade e Eficiência

O que ter em uma loja de material elétrico para ser mais competitivo no mercado

Tempo de leitura: 5 minutos

Para ter uma loja de materiais elétricos de sucesso, é preciso ir além de um bom atendimento. Na busca por aumentar suas vendas ou mesmo se tornar mais competitivo no mercado, o proprietário deste tipo de estabelecimento precisa constantemente melhorar sua estrutura ou catálogo de produtos, bem como pesquisar novas ideias para atrair mais clientes.

Nesse sentido, é preciso considerar a disposição dos materiais e também a diversidade dos itens oferecidos, com um portfólio vasto o suficiente para atender a todos os tipos de públicos. Também é necessário prestar atenção ao treinamento da sua equipe, para que esta esteja apta a atender os clientes da melhor forma e sempre direcioná-los para compra que atende às expectativas.

Neste artigo, vamos dar as principais dicas para atrair mais clientes para a sua loja de material de elétricos, e também o que você precisa fazer para tornar seu estabelecimento ainda mais competitivo. Então, para descobrir quais são essas dicas, continue a leitura!


O que sua loja de materiais elétricos deve ter para ser bem-sucedida


Como mencionamos, qualquer loja de materiais elétricos bem-sucedido possui 3 fatores principais:

- Uma boa disposição/distribuição de materiais na loja

- Diversidade em seu catálogo e portfólio diverso

- Uma equipe treinada e capacitada para atender os clientes


Afinal, sua loja de materiais elétricos atende todos os dias um grande número de pessoas, com diferentes objetivos. Não apenas pessoas físicas, ou o que chamamos de consumidor final, mas também fábricas de materiais elétricos e até fornecedores de material elétrico para revenda. Portanto, você precisa estar apto a atender estes diferentes públicos e também fornecer aquilo que eles estão procurando.


Em geral, uma boa loja de materiais elétricos, com potencial para manter-se competitiva no mercado oferece os chamados itens essenciais. Ou seja, aqueles que o seu cliente provavelmente irá solicitar, e não podem faltar no seu portfólio. A seguir, você entende mais sobre cada um desses produtos. 



Disjuntores

Uma das partes mais importantes do sistema elétrico. Atuar na proteção da instalação elétrica, a fim de preservar os condutores. Oferece mais segurança contra curto-circuitos ou sobrecarga. Nas instalações, é encontrado no quadro de medição de energia na rua e no quadro de proteção interno da residência.


Minidisjuntores

Possui capacidade de interrupção 10kA de até 63A (com certificação compulsória do INMETRO). Muito utilizado em quadros de distribuição e padrões de entrada de energia.


Quadros de Distribuição

É o item onde são fixados os disjuntores, DPS e DR da residência, sendo o ponto de proteção do sistema elétrico da sua residência ou instalação. É possível oferecer diversos modelos e tamanhos em sua loja de materiais elétricos, com quadros de distribuição de 4 até 36 disjuntores.


Interruptores

É responsável pela passagem ou interrupção da corrente elétrica, após o seu acionamento. Utilizado nas versões simples, paralelo e intermediário. O interruptor simples é o modelo mais comum, mas o ideal é que você ofereça todas as opções em sua loja de materiais elétricos.


Tomadas

Tomadas são uma parte muito importante do sistema elétrico e sempre são buscadas por clientes. Em geral, as tomadas variam conforme a capacidade de corrente. No Brasil, o padrão é o tipo N, com três pinos redondos, com correntes de 10A e 20A.


Como tornar sua loja de materiais elétricos mais competitiva

A decisão de compra do seu cliente, seja ele pessoa física, fábricas de materiais elétricos ou mesmo fornecedores de materiais elétricos para revenda, é influenciada por muitos fatores. Entre eles, estão atendimento, variedade no seu catálogo de produtos, localização da loja, disposição dos itens e facilidade para encontrá-los, presença digital, fornecedores de marca consolidada… enfim, muito mais do que se pode imaginar.


Além disso, a competitividade no mercado de revenda de materiais elétricos é bastante alta. Afinal, como a maioria dos produtos é feita via importação, há muitos itens similares de marcas diferentes. Mas contar com um bom fornecedor pode ser a chave para conseguir a confiança e fidelizar cada vez mais clientes!


Fora isso, veja a seguir algumas dicas para manter sua loja de materiais elétricos sempre à frente da concorrência!


Mantenha o estoque abastecido

De nada adianta você oferecer um tipo de produto em seu catálogo e, na hora da venda, estar sem estoque. Portanto, cuide sempre do seu inventário e saiba quais são os itens de maior gira e maior procura. Isso vai facilitar a gestão da sua loja de materiais elétricos e diminui muito o risco de o seu cliente ficar sem o produto que procura.


Ofereça um fornecedor de material elétrico com assistência técnica

Bons fornecedores fazem toda a diferença. Na hora de escolher quem fornecerá materiais elétricos para sua loja, prefira uma empresa que ofereça assistência técnica completa e de qualidade para os seus clientes. Isso certamente dará a você uma vantagem.


Deixe sua loja de materiais elétricos organizada

Não há nada pior do que entrar em um estabelecimento e ter dificuldade de encontrar aquilo que você procura. Mesmo que a loja possua vendedores sempre atentos, uma boa organização e disposição dos produtos certamente faz com que você ganhe pontos com seus clientes. Além disso, lojas que facilitam o autoatendimento e separam seus produtos por setores sempre oferecem uma experiência positiva ao seu consumidor.


Esteja online

Com o mundo digital cada vez mais em alta, possuir uma presença online pode ser um grande diferencial, especialmente no mercado de lojas de materiais elétricos, uma vez que isso não é tão comum. Considere criar perfis em redes sociais para divulgar seus produtos e promoções, ou apenas um espaço para que seus clientes tirem dúvidas sobre seu negócio e até mesmo troquem experiências entre si.


Cuide do seu pós-vendas

Para a sua loja de materiais elétricos não apenas atrair mais clientes, mas também fidelizar os antigos, um bom serviço de pós-vendas faz toda a diferença. É isso que fará o seu cliente voltar a comprar com você, e até indicar a marca para amigos e conhecidos. Ofereça um bom suporte aos consumidores, mesmo em caso de trocas e reclamações, e esteja sempre disposto a resolver os problemas apresentados. Isso certamente levará sua loja de materiais elétricos um passo além!



Por fim, na dúvida de qual fornecedor escolher, conte sempre com a qualidade e a diversidade do catálogo de materiais elétricos e soluções em energia oferecido pela Soprano!



E se você quiser saber ainda mais sobre como melhorar suas vendas, confira este artigo com 4 Razões para começar uma parceria com fornecedor de Materiais Elétricos.



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