Carregando

Carregando - Soprano
0
Solicite um Orçamento

Você adicionou um item à sua solicitação de orçamento:

Adicione itens para continuar.



Resumo da sua solicitação de orçamento


Qtd. Produto Código

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso

Sua solicitação foi enviada com sucesso!

Fique atento ao seu e-mail, em breve você receberá o retorno do seu orçamento.

Downloads

0
Meus downloads

Faça download dos arquivos selecionados.

Adicione itens para continuar.

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Download concluído

Bem-estar e Saúde

Garrafa térmica: conheça vantagens e desvantagens de cada tipo de isolamento

Tempo de leitura: 11 minutos

Tomar um café ou chá na temperatura certa é uma das pequenas alegrias da vida, especialmente em dias frios. O problema é quando, por algum motivo, a bebida que deveria estar quente, depois de poucos minutos, acaba ficando fria.


Pode parecer algo simples, mas detalhes como esses fazem toda a diferença na hora de escolher um produto, do mais cotidiano ao mais específico. E é por isso que, quando falamos em ampolas de garrafas térmicas, é preciso conhecer bem todas as opções e modelos existentes, visando oferecer sempre a melhor opção para seus clientes. 


Neste texto, saiba o que é a ampola de garrafa térmica, como ela auxilia na missão de manter uma bebida quente e quais são os tipos de isolamento encontrados hoje no mercado. Aprenda também a fazer a troca da ampola térmica para, se necessário, ter em mãos todas as informações necessárias na hora da venda do produto.


O que é ampola de garrafa térmica?


Então, para começar, é preciso entender um pouco melhor o que é uma ampola de garrafa térmica. Explicando de uma forma simples, a ampola é a parte interna da garrafa, ou seja, o recipiente que de fato ficará em contato com a bebida, e por isso a escolha do material desse acessório é tão importante. 


A ampola é de vidro espelhado por dentro e por fora, permitindo que as ondas eletromagnéticas também sejam espelhadas, e a bebida continue aquecida. Algumas garrafas possuem o isolamento térmico em inox, ou seja, contém duas paredes de inox soldadas uma na outra o que garante mais durabilidade.


Esses materiais são utilizados por um motivo bem específico, tanto o inox quanto o vidro são maus condutores de calor, e assim a temperatura interior é mantida. Entenda melhor a seguir.


Leia também

Marmitas térmicas: praticidade e sabor no dia a dia do seu cliente

Cooler: conheça questões técnicas para vender mais 


Como o isolamento da garrafa térmica ajuda a deixar a bebida quente?


Como explicamos, o isolamento tanto com ampola de vidro como em inox é feito para que a bebida mantenha sua temperatura por mais tempo, e isso acontece devido à natureza do inox e do vidro, que impedem que o calor saia da garrafa com tanta facilidade.


É provável que a maioria dos clientes que cheguem até a sua loja não saibam como esse processo funciona, e é por isso que precisamos explicar um pouco melhor como a ampola ajuda a deixar a bebida aquecida. Para isso, é necessário entender como ocorre a propagação de energia térmica, ou seja, a troca de calor. 


Em geral, ela se efetua por três modos diferentes: condução, convecção ou radiação. A primeira é a forma de propagação de calor em meios líquidos ou gasosos. Ela acontece pela diferença de densidade entre as partes componentes de um sistema. Já no caso da condução, ocorre a transferência de energia térmica entre as partículas que constituem um determinado material. Por fim, a irradiação ocorre sem que haja contato entre os corpos, permitindo que o calor se propague por meio de ondas eletromagnéticas. 





Nesse sentido, a ampola serve para impedir a propagação do calor por esses três modos. Para evitar a troca de calor por condução, ela cria uma espécie de vácuo, que quase não conduz calor. Assim, a troca por radiação é evitada, espelhando as superfícies interna e externa da ampola.


Finalmente, as ondas eletromagnéticas são refletidas, tanto do conteúdo para fora como partindo do ambiente para dentro da garrafa, mantendo a temperatura da bebida por muitas horas.  


Pensando em revender Garrafas Térmicas? A Soprano tem a solução! Fornecemos diversos modelos de garrafas com qualidade comprovada, confira!


É sempre importante ressaltar que o tempo máximo de eficiência térmica está relacionado com alguns fatores bem importantes, abaixo separamos algumas dicas:


• O tempo divulgado é considerando o produto totalmente cheio, portanto quanto mais preenchida a garrafa estiver, mais tempo vai garantir a bebida na temperatura desejada;


• Vedar bem a garrafa para evitar troca de temperatura;


• Manter todos os componentes bem encaixados, uma simples vedação que não adere completamente ao bocal pode fazer com que o calor passe para o lado de fora;


• Evitar baques e quedas, tanto das garrafas com ampola de vidro como com as de isolamento em inox. No primeiro caso devido a fragilidade do vidro, mesmo se o recipiente não quebrar por completo, isso pode danificar o capilar (ponteira de vidro). Já com as garrafas de inox, por mais que elas sejam inquebráveis, isso pode afetar o vácuo entre as duas paredes soldadas.


Quais são os tipos de ampolas de garrafa térmica?





Lembre-se sempre: uma boa garrafa térmica se adapta às necessidades do dia a dia de cada pessoa. Assim, enquanto as versões menores são indicadas para uso individual, garrafas com maior capacidade são ideais para o dia a dia em empresas, por exemplo, pois mantêm o líquido aquecido por um período de tempo maior, sem a necessidade de abastecê-la durante longos períodos. 


Por isso é importante utilizar uma ampola apropriada com o perfil de uso de cada pessoa. Uma garrafa de 2,5 litros, que não é preenchida por completo, não conserva a temperatura pelo mesmo período que manteria caso estivesse completa. E, claro, essa durabilidade varia de acordo com o material escolhido. Por isso, é preciso entender as características de cada um deles na hora da escolha.


Então, qual dos dois materiais são mais indicados na hora de escolher a ampola de garrafa térmica ideal: inox ou vidro? E quais são as características principais de cada um deles? Saberemos a resposta a seguir, continue a leitura. 


Ampola de vidro


Como pode-se notar, a garrafa térmica é um produto muito versátil, e por isso pode conter tanto ampolas de vidro quanto de isolamento em inox. No caso da ampola de vidro, sua maior desvantagem é sua fragilidade. Isso porque, ao contrário do inox, ela não é tão resistente a quedas e impactos, além de ser um pouco mais pesada. Assim, uma simples queda pode fazer com que a ampola se quebre, precisando ser trocada.


Mas, esse tipo de material também entrega vantagens ao seu cliente, como uma boa durabilidade e a possibilidade de reposição da ampola de vidro, em caso de quebra, o que não é possível na opção de isolamento em inox.


Ou seja, em caso de qualquer problema, é possível substituir apenas essa parte interna da garrafa, sem precisar adquirir um produto novo, o que ganha do revestimento em inox na questão custo-benefício. 


Enfim, em questão de temperatura, a ampola de vidro é tão eficiente quanto uma de inox, não perdendo em nada em performance. Por isso, o único ponto negativo a ser considerado na hora da escolha desse material é a resistência.


Isolamento de inox


Já no caso do isolamento de inox, a maior vantagem é, certamente, sua resistência a quedas, tornando este um produto muito difícil de precisar ser substituído. Em geral, isolamento em inox são mais procuradas para situações em que a garrafa térmica é utilizada por um maior número de pessoas, como em empresas, e acidentes devem ser evitados ao máximo.


Além disso, sua durabilidade e performance são indiscutíveis, sendo também uma ótima opção para clientes que busquem um produto com qualidade e uma vida útil maior.


O único ponto negativo, como já comentamos anteriormente, é em relação à troca da ampola pois dependendo do baque ou queda que a garrafa sofre isso pode afetar o isolamento entre as paredes de inox e não é possível fazer a reposição. Além disso, depois de um tempo de uso, a solda pode começar a se desgastar fazendo com que a temperatura se altere mais rapidamente


Por outro lado, é bem provável que, ao fazer a escolha por uma garrafa com isolamento de inox, o seu cliente não precise se preocupar com a reposição desse acessório, uma vez que ela costuma durar muito mais tempo do que a opção em vidro, por sua maior resistência de material. Então, basta entender qual a finalidade do uso de seu cliente. 


Por que a ampola de garrafa térmica estoura?


Outro problema a ser considerado no caso das ampolas de garrafa térmica, e que pode ser questionado por seu cliente, é no caso de ela estourar. Isso acontece porque, quando um líquido é aquecido em uma temperatura muito alta, ocorre um aumento de pressão além da capacidade do recipiente. 


Em geral, as ampolas de garrafas térmicas explodem pelos mesmos motivos. O primeiro deles é o choque térmico, que ocorre através da retirada de líquidos gelados ou quentes e inserção imediata de um líquido com a temperatura oposta.


Outra explicação é fazer uso de objetos rígidos na hora de limpar a garrafa por dentro, podendo causar o estouro, ou mesmo batê-la contra paredes, móveis e outros objetos.


Além disso, alguns modelos de garrafas contam com um fixador rosqueável no fundo externo que servem para ajudar a manter a ampola bem-posicionada, no entanto, quando a rosca é muito pressionada ela acaba comprimindo a ampola, deixando-a sem espaço.


Quando o líquido quente é colocado dentro, o vidro passa por uma leve expansão e essa falta de espaço pode gerar atrito, o que leva a explosão.


Enfim, muitas pessoas decidem colocar líquidos como leite em estado de fervura dentro da garrafa, aumentando a pressão interna do recipiente e causando a explosão da ampola.


Para evitar que isso aconteça, é preciso esperar a fervura baixar para, então, colocar a bebida.


Cuidados para não quebrar a ampola 


Além de cuidar para evitar estouros, existem alguns cuidados básicos que podem ser tomados para não quebrar a ampola da garrafa térmica, e que devem ser repassados para seus clientes. Isso permite que o produto tenha uma vida útil maior e possa ser utilizado da melhor forma possível no dia a dia.


Em geral, garrafas térmicas precisam ser conservadas de maneira correta, evitando quedas e outros acidentes indesejados. Além disso, como vimos anteriormente, boas práticas na hora de lidar com a temperatura de líquidos auxilia muito no sucesso do uso de uma garrafa. Então, confira a seguir algumas de nossas dicas para manter esse produto sempre impecável.


A dica mais importante é sempre pré-aquecer a garrafa antes do uso. Ou seja, se ela vai ser utilizada para armazenar café, é indicado colocar um pouco de água quente dentro dela e deixar por alguns minutos antes de seu enchimento completo. Além de contribuir para que a bebida fique quente por mais tempo, impede problemas como estouro da ampola.


Para entender tudo sobre Garrafas Térmicas e melhorar as suas vendas e experiência do seu cliente, converse com o nosso time de especialistas, eles estão prontos para lhe atender!


Ainda falando de temperatura, nunca coloque gelo na parte interior, buscando manter a bebida gelada por mais tempo. Isso apenas aumentará a pressão dentro do recipiente, quando o gelo derreter, e pode ocasionar a quebra da ampola. Além disso, colocar o gelo diretamente dentro da garrafa pode gerar atrito com a ampola e causar a quebra, devido a isso, o indicado é sempre colocar primeiro o conteúdo líquido.


Armazenar bebidas gasosas dentro da garrafa também pode gerar pressão e levar a quebra da ampola, ou até mesmo o vazamento do líquido.


E, é claro, é preciso evitar ao máximo qualquer tipo de impacto ou queda, pois isso pode danificar a ampola. Para evitar acidentes, incentive seu cliente a manter o objeto em lugares seguros e de fácil acesso. 


Como trocar a ampola de forma correta?


Por fim, em caso de problemas com a ampola, é preciso saber realizar sua troca. É muito importante ter essa informação em mãos na hora de vender o produto para seu cliente, uma vez que a troca de ampolas pode ser um problema com o qual ele terá que lidar.


Então, confira a seguir um passo a passo bem simples de como trocar a ampola da garrafa térmica da forma adequada.


● Primeiro, abra a tampa e remova o tubo de sucção; 


● Limpe bem o corpo da garrafa e o tubo. No caso de ampola quebrada, certifique-se de que não restaram resíduos de vidro no interior;


● Em seguida, vire a garrafa e desrosqueie o fundo, removendo-o do corpo da garrafa.


● Remova a ampola danificada, sem descartar a vedação inferior. Caso necessário, faça a limpeza do corpo em água corrente;


● Seque bem e substitua a ampola e a vedação de silicone. Recoloque o anel de vedação e feche a garrafa;


● Rosqueie o fundo no sentido horário e recoloque o tubo de sucção;


● Por fim, certifique-se de que as partes estejam bem ajustadas, com todos os componentes bem fixados;


● No caso das garrafas com fixador no fundo, lembre-se de manter ele bem apertado, porém sem forçar;


● E pronto, a troca foi realizada.


Chegamos ao fim deste conteúdo. Esperamos que todas as informações destacadas aqui tenham sido relevantes, e auxiliem na hora de oferecer a melhor opção e o melhor produto para o seu cliente.


A Soprano é especialista em garrafas e ampolas térmicas, e oferece um grau de qualidade elevado em todas as suas soluções. Para saber mais sobre o assunto, leia agora nosso artigo exclusivo sobre garrafas térmicas.







Publicado por Soprano, dia 15/04/2021

Ficou com alguma dúvida?

Fale Conosco

Fique por dentro

Receba nossas newsletters com novidades e promoções!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Notícias

Blog da Soprano

Lançamentos

05 de Fevereiro, 2024

Descubra a inovação nas nossas Caixas Térmicas com 3 acessórios exclusivos!

Inovar de verdade é oferecer produtos que acompanham o ritmo de vida das pessoas, solucionando situações do dia a dia. ...

Continuar lendo
Institucional

10 de Janeiro, 2024

Conexões Globais: visita do cliente São Leopoldo

Ontem, 9 de janeiro, tivemos a honra de receber na Soprano, unidade Utilidades Térmicas, o cliente São Leopoldo Importa...

Continuar lendo
Bem-estar e Saúde

18 de Agosto, 2023

Dicas quentes para manter a sua Garrafa Térmica em bom estado

Seja para passar aquele cafezinho da tarde, para manter a água do chimarrão quente, ou mesmo para conservar aquecido o ...

Continuar lendo