07 de Fevereiro, 2024
Proteção AFCI nos Inversores Solis: como ativar?
Saiba o que é e como ativar a proteção AFCI nos Inversores SolisO número de casas com energia solar triplicou entre 202...
Continuar lendoCarregando
Você adicionou um item à sua solicitação de orçamento:
Adicione itens para continuar.
Resumo da sua solicitação de orçamento
Qtd. | Produto | Código |
---|
Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:
Sua solicitação foi enviada com sucesso!
Fique atento ao seu e-mail, em breve você receberá o retorno do seu orçamento.
Downloads
Faça download dos arquivos selecionados.
Adicione itens para continuar.
Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:
Download concluído
Tempo de leitura: 1 minuto
Por: Júlio Bortolini
O verão não apenas traz dias mais longos e temperaturas elevadas, mas também oferece condições ideais para a geração de energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico. A intensidade dos raios solares, ou irradiação solar, atinge seu pico durante essa estação, proporcionando um ambiente propício para a captação eficiente de energia solar. Assim, a implementação de sistemas de geração solar, devidamente dimensionados pela média anual de geração e consumo, destaca-se como uma estratégia inteligente para enfrentar as flutuações sazonais na produção de energia.
Ao gerar um excedente de energia nos meses mais ensolarados, é possível criar uma reserva estratégica para períodos de menor geração. Essa prática, chamada de crédito de energia, funciona como uma reserva que pode ser utilizada nos meses subsequentes, proporcionando uma solução eficaz para compensar a redução na produção durante o inverno. Isso é crucial para otimizar o aproveitamento da energia solar, principalmente considerando a diferença expressiva na geração entre o verão e o inverno, que chega a ser três vezes maior na estação mais quente.
A capacidade de acumular e utilizar esses créditos nos meses de menor geração se estende por até cinco anos. Essa flexibilidade confere aos consumidores a liberdade de gerenciar sua energia de maneira estratégica e econômica. Também, os geradores são dimensionados levando em conta as possíveis perdas em dias menos ensolarados, assegurando uma produção estável ao longo do ano.
Portanto, a captação de energia no verão e o armazenamento, através de créditos na conta de energia, representam uma abordagem inovadora e sustentável para atender às demandas energéticas ao longo do ano. Além de promover a eficiência na utilização da energia solar, essa prática contribui significativamente para a redução da dependência de fontes não renováveis, fortalecendo a transição para um futuro mais sustentável e resiliente.
Sobre o autor: Júlio Bortolini é o gerente da unidade fotovoltaica da Soprano, com 22 anos de experiência em diferentes áreas da empresa. É formado em Engenharia Elétrica e possui MBA em Gestão de Projetos e Marketing com Ênfase em Vendas.
Publicado por Soprano, dia 14/02/2024
Ficou com alguma dúvida?
Fale ConoscoReceba nossas newsletters com novidades e promoções!
07 de Fevereiro, 2024
Saiba o que é e como ativar a proteção AFCI nos Inversores SolisO número de casas com energia solar triplicou entre 202...
Continuar lendo15 de Janeiro, 2024
Por: Júlio BortoliniO setor de energia solar no Brasil experimenta um crescimento significativo, revelando um aumento d...
Continuar lendo23 de Agosto, 2023
A cada ano mais pessoas e empresas estão investindo em sistemas fotovoltaicos para gerar energia econômica e suste...
Continuar lendo