Como realizar uma boa gestão de tempo na construção

Confira práticas importantes para garantir o cumprimento do cronograma da obra

 

Um dos fatores que implica diretamente no sucesso de um projeto imobiliário é o cumprimento do cronograma. Entregar o empreendimento dentro do prazo demonstra profissionalismo, eficiência e comprometimento. Por essa razão, a gestão do tempo em obras é fundamental na construção civil.

Atualmente, uma série de equipamentos e produtos tecnológicos melhoram a produtividade nos canteiros de obra, mas nada disso adianta se o gestor não estiver atento ao cronograma elaborado para o projeto. Além disso, é de conhecimento geral que uma boa gestão do tempo em obras reduz custos e evita geração de resíduos em excesso - o que minimiza danos ambientais e aumenta a margem de lucro para as construtoras.

Sabendo disso, separamos para você algumas ações importantes para otimizar a gestão do tempo em obras. Confira:  

 

1. Faça um planejamento levando em conta imprevistos

Na hora de montar o cronograma da obra, não esqueça de observar quantos feriados estão no calendário da construção e como estão previstas as condições meteorológicas. Verifique ainda a relação de documentos e licenças necessárias para a realização do projeto.

Avalie também se será necessário interromper o trânsito em algum momento para a passagem de máquinas e equipamentos. Todos esses fatores podem atrasar o seu cronograma e precisam ser vistos com antecedência. Uma obra requer um planejamento realista. A previsibilidade, portanto, é fundamental para uma gestão do tempo eficiente.

2. Tenha uma boa relação com os seus fornecedores 

Toda obra precisa da participação de uma série de fornecedores, em áreas como elétrica, hidráulica, construção, fundação, despachante e materiais diversos. Sabendo isso, é essencial manter uma boa relação com todos eles para garantir o cumprimento de prazos.

É importante também escolher sempre bons parceiros. Busque referências e deixe claro as suas expectativas. Dê prioridade para as marcas que oferecem produtos que aceleram e otimizam os processos. 

3. Mapeie seus progressos constantemente

O cronograma de uma obra não deve ganhar atenção apenas no começo da obra. Revisite e mapeie seus progressos constantemente. Ao final de cada etapa, analise se tudo saiu como o planejado.

Detalhar as metas e as tarefas é uma prática imprescindível para o acompanhamento da evolução do projeto. Quando o gestor perceber que alguma etapa levou mais tempo do que o previsto, ele deve exigir alterações em demandas posteriores para garantir o cumprimento dos objetivos.

 

Soprano preza pela pontualidade e qualidade dos produtos

No mercado desde 1954, a Soprano atua fortemente nos setores de construção civil, materiais elétricos, moveleiro e utilidades domésticas. Gerando confiabilidade em cada relação estabelecida, a marca preza sempre pela pontualidade de entrega.

A Soprano também é conhecida pelos produtos de qualidade, com excelente custo-benefício. Quem busca um bom fornecedor para o seu projeto imobiliário certamente vai encontrar excelentes soluções no catálogo da marca. Na área de materiais elétricos, por exemplo, a Soprano abrange opções de quadro de distribuição e minidisjuntores que oferecem alta performance e economia.

Quer conhecer essas e outras soluções da Soprano que contribuem com a gestão de tempo da sua obra? Entre em contato com a nossa equipe aqui. https://www.soprano.com.br/suporte/fale-com-a-soprano]

 

Quer receber em primeira mão todas as novidades da Soprano?