Como proteger sua obra de choques elétricos?

Cuidados são essenciais porque acidentes envolvendo eletricidade podem ser fatais

 

O choque elétrico é a causa de boa parte dos acidentes que ocorre na construção civil, durante as obras. Depois do projeto imobiliário ser entregue, o risco ainda persiste, sendo uma ameaça para os moradores ou clientes do empreendimento.

Para evitar os problemas causados por choques elétricos, é importante que sejam tomadas precauções em todas as etapas do trabalho. O cuidado é indispensável, pois acidentes envolvendo eletricidade podem ser fatais.

A seguir, separamos algumas dicas importantes para evitar choques elétricos nas obras:

- Utilização de EPI's (Equipamentos de Proteção Individual): O uso de equipamentos como capacete, luvas, óculos, cinto de ferramentas e botas ajuda a diminuir o número de acidentes nas obras, incluindo os choques elétricos.

- Organização da obra: O canteiro de obras deve estar sinalizado e organizado. Os trabalhadores devem saber quais são os pontos em que os cuidados precisam ser redobrados. É importante ainda organizar os processos, já que a falta de padronização nas obras interfere na segurança e na produtividade.

- Boa formação dos trabalhadores: A parte elétrica de uma obra exige profissionais capacitados. As construtoras devem contratar apenas trabalhadores com bom conhecimento técnico e comprovado na área. Isso evita acidentes tanto na obra, quanto depois que o projeto for entregue.

- Fornecedores de confiança: Ao escolher as marcas que farão parte da obra, priorize os fornecedores que são eficazes na proteção de pessoas contra choques elétricos. Busque referências sobre os produtos e não abra mão da qualidade dos itens. 

 

Fique de olho na NR 10

O tema choque elétrico é tão importante na construção civil que tem uma Norma Regulamentadora destinada exclusivamente a ele: a NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. A regra tem como responsabilidade a garantia da saúde e segurança dos trabalhadores que estão envolvidos na prestação desse tipo de atividade.

A NR 10 implementa medidas preventivas e de controle para todos os profissionais que atuam com instalações elétricas. As exigências de segurança são determinados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Essa NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades. A NR 10 determina, entre outros pontos, que "em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho."

 

Soprano prioriza segurança e qualidade dos produtos

Sempre preocupada com a integridade dos seus usuários, a Soprano conta com uma série de produtos seguros e de qualidade no ramo elétrico. A prioridade da marca é zelar pelo bem-estar dos seus clientes.

Um dos produtos de destaque nesse sentido é o DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos). A aplicação deste item é no quadro de distribuição e ele tem a função de proteger os empreendimentos contra a sobre tensão causada por descargas atmosféricas (raios).

Além disso, a Soprano abrange em seu catálogo outras opções seguras e de alta performance como o DR (Interruptor Diferencial Residual) e os quadros de distribuição. Vale destacar que a marca é um fornecedor que preza pela confiança em cada relação, ou seja, guia sua atuação pela pontualidade e por produtos de qualidade e bom custo-benefício.

Quer saber como proteger sua obra, seus trabalhadores e seus clientes de choques elétricos? Entre em contato com a nossa equipe aqui. inserir link https://www.soprano.com.br/suporte/fale-com-a-soprano

 

Quer receber em primeira mão todas as novidades da Soprano?