Carregando

Carregando - Soprano
0
Solicite um Orçamento

Você adicionou um item à sua solicitação de orçamento:

Adicione itens para continuar.



Resumo da sua solicitação de orçamento


Qtd. Produto Código

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso

Sua solicitação foi enviada com sucesso!

Fique atento ao seu e-mail, em breve você receberá o retorno do seu orçamento.

Downloads

0
Meus downloads

Faça download dos arquivos selecionados.

Adicione itens para continuar.

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Download concluído

Casa

Segurança e Proteção

Como escolher dobradiça para meu móvel?

Tempo de leitura: 19 minutos

Dobradiça 35mm: Fundamental para abertura e fechamento de portas de armários, componente está disponível no mercado em diferentes versões. Saiba mais sobre cada uma delas.



Quase invisíveis aos olhos e muitas vezes despercebidas pelos consumidores, a dobradiça 35mm cumpre uma importante função no dia a dia das pessoas.


Isso porque toda a sustentação de portas para móveis, independente se elas forem verticais ou horizontais, necessitam desse componente para uma eficiente articulação e movimentação no processo de abrir e fechar as portas do móvel.


Mas, é importante você saber que a indústria moveleira foi se aperfeiçoando ao longo dos anos em quesitos como qualidade e eficiência nas dobradiças.


Dessa forma, permitindo movimentação mais leve e colaborando com a durabilidade do componente, evitando prejuízos e manutenções. É aí que entram as dobradiças para móveis!


Por isso, existem diferentes tipos desse item, cada uma com a sua funcionalidade. Dessa forma, é fundamental que você conheça mais sobre cada uma das versões desse componente para vender mais ao seu cliente, ver a mercadoria movimentar e os lucros aumentarem. Combinação perfeita, não é mesmo?


Pensando nisso, a Soprano reuniu seus especialistas e preparou esse guia especial com todas as informações sobre as dobradiças 35mm.


Você conhecerá mais sobre o que é e como funciona esse componente, além de entender em quais móveis é possível instalar, quais são os tipos de dobradiças e outras dicas relevantes que o revendedor precisa saber.


Boa leitura!

 


O que é dobradiça 35mm?


As dobradiças 35mm (também conhecidas como dobradiças de pressão ou dobradiças para móveis) são amplamente utilizadas pela indústria moveleira e responsáveis por sustentar portas dos mais variados móveis, como armários de cozinha, roupeiros, móveis corporativos, entre outros.


A dobradiça 35mm é indicada para portas com espessura igual ou superior a 12mm e pode ser encontrada nos modelos: reta, curva e super curva, dependendo do tipo de aplicação conforme recobrimento – sobreposta total, parcial ou embutida.


Sua principal função é abrir e fechar com praticidade, permitindo melhor utilização do móvel pelo consumidor. Ou seja, é um componente que atua no detalhe e que faz toda a diferença na funcionalidade dos móveis dos clientes.

A linha de Dobradiças para Móveis da Soprano conta com dobradiças 35mm em diversas configurações: com click, slide on, com pistão, sem pistão e muito mais! Conheça agora mesmo nossos produtos!


Você deve se lembrar que, há alguns anos, os armários eram acompanhados de dobradiças comuns formadas com um único pino central. Para manter as portas fechadas, era necessário um fecho rolete que atuava como uma trava ou até mesmo uma pequena fechadura.


Entretanto, com o aperfeiçoamento da indústria moveleira, as dobradiças passaram a cumprir com duas funções: abrir e fechar a porta, mas também manter ela fechada.


Por mais que seja um componente que não aparece com destaque nos móveis (como os puxadores, por exemplo), a dobradiça 35mm atua para evitar ruídos e principalmente problemas de abertura de portas em espaços pequenos com cantos de ângulos especiais.


Além disso, elas também auxiliam na conservação do móvel, até porque portas frouxas, emperradas ou com abertura menor que o disponível não são só apenas um incomodo no dia a dia, mas também acabam desgastando a madeira do móvel.



E como a dobradiça 35mm é formada?


As dobradiças 35mm são ferragens compostas basicamente por três partes: corpo, caneco e calço.


O caneco é a área da ferragem que fica “embutida” e usinada nas portas.


O corpo faz a união entre o caneco e o calço e é responsável pela sustentação.


Já o calço é a peça que fica fixada na parede do móvel.



Existem vários modelos de dobradiças no mercado moveleiro, sendo as mais utilizadas: reta, curva e super curva. Explicaremos mais sobre essas características ao longo desse material.


Há ainda sistemas de montagem diferentes, como calço fixo, slide on e click, e duas opções de caneco: 26mm ou 35mm, sendo essa última a mais convencional e utilizada no segmento.


As dobradiças também possuem na sua composição uma mola que recua o caneco da dobradiça efetuando a abertura e fechamento nos diversos ângulos, como 45°, 90°, 98°, 100°, 105°, 165° e até 270°.


A função do ângulo de abertura é facilitar o acesso para dentro dos móveis, como no caso dos armários de canto, que exigem uma abertura de porta diferenciada em relação aos demais para acesso interno.


Em seguida, após esse movimento de fechar, a dobradiça alcança a sua fase de descanso, em igual número de graus, permitindo que ela também atue como uma trava para a porta se manter nessa posição.


A dobradiça 35mm pode ser é acompanhada de um pistão, que funciona com um eixo amortecedor para o recuo da mola ao fechar a porta.


Sua função é evitar as famosas batidas de portas e, desta forma, leva mais sofisticação aos móveis e passa a impressão de que a porta está se fechando sozinha.


Quanto à aplicação das dobradiças, existem modelos adequados para portas ou compartimentos, embutidos ou sobrepostos, ficando a critério do projetista, arquiteto ou marceneiro, definir o uso mais adequado.


As dobradiças possuem também acabamentos específicos, angulações e dispositivos especiais, que promovem suavidade no fechamento, abertura com toque, e outras facilidades.


Além dos parafusos de fixação da dobradiça, elas possuem outros dois parafusos que regulam e nivelam a porta ao móvel.

 


Dobradiça 35mm e dobradiça de pressão são a mesma coisa?


Essa é uma das dúvidas mais frequentes e por isso ganha destaque no blog da Soprano. Existem diversos conteúdos que não deixam explícitos se existe essa diferença ou não.


Mas é importante você saber que dobradiça 35mm e dobradiça pressão são a mesma coisa, ou seja, sinônimos de um mesmo componente para abertura e fechamento das portas dos móveis de uma casa.


Por isso, nos nossos materiais, vamos padronizar a definição como dobradiça 35mm, ok?


 

Leia também:

Dobradiça 35mm ângulos especiais 45º, 90º e 165º - Sem Pistão Sem Click



Quais móveis instalar a dobradiça 35mm?


Qualquer móvel, em diferentes ambientes da casa do seu cliente, pode contar com a praticidade de uma dobradiça 35mm.


Dessa forma, esse componente pode estar presente nos armários da cozinha, no roupeiro para os quartos do casal e das crianças, além dos gabinetes para o banheiro.


Outro ambiente que também recebe móveis com a praticidade de uma dobradiça é o escritório, já que é um local formado por armários com documentos e equipamentos que precisam ser armazenados e constantemente utilizados pelos profissionais.


Ao realizar o projeto do móvel, o cliente terá a informações sobre a angulação requerida pela porta.


Com isso em mente, será possível identificar as funcionalidades e as facilidades que a ferragem precisa ter para cumprir com a tarefa de praticidade na abertura e fechamento da porta.

Além de Dobradiças, a Soprano conta com uma linha completa de Acessórios para Móveis. Sempre pensando em entregar qualidade e segurança, tudo o que fará suas vendas aumentarem!


As dobradiças 35mm são produzidas em aço carbono com acabamento niquelado (algumas versões em aço inox também). A niquelagem de metais é um processo que cria uma fina camada de níquel sobre um metal.


Entre seus maiores benefícios, estão o aumento da resistência em relação à corrosão e oxidação, além do aumento de resistência ao desgaste. Por isso, podem ser usadas pela casa (mesmo em ambientes com alta umidade).


Da mesma forma que, se o móvel for utilizado para armazenar alimentos, temperos ou produtos químicos, por exemplo, oriente o seu cliente para que opte pelas dobradiças em aço inox.


Isso porque auxiliarão em uma maior vida útil da ferragem, isso porque, o aço inox possui uma alta resistência a oxidação.


Outra orientação importante é que se o cliente tiver o móvel em uma região litorânea, elas também exigem a instalação de ferragens aço inox, já que suportam melhor as ações causadas pela maresia, características desse tipo de região.

 


Quantas dobradiças são necessárias por porta?


O que o móvel também determina é a quantidade de dobradiças necessárias em cada porta, informação que não pode ser generalizada.


Para saber isso, é preciso levar em conta a dimensão, ou seja, a altura e a largura, além do peso e o tipo de material que a porta é fabricada. Geralmente, portas menores, necessitam de duas dobradiças.


A capacidade de carga (o peso que a é capaz de suportar) é fator determinante nesse processo.


Além disso, portas maiores vão precisar de reforço. Por isso é importante saber todas essas informações e orientar o consumidor a levar a quantidade certa para o seu móvel, evitando o transtorno de faltar o componente durante o processo de montagem ou transtornos devido a baixa vida útil do produto devido a má distribuição do peso da porta.


Veja a quantidade de dobradiças por porta conforme o tamanho da porta.

 

Porta entre 50cm e 100cm e com peso entre 4kg e 5kg: duas dobradiças;

Porta entre 150cm e 200cm e com peso entre 6kg e 9kg: três dobradiças;

Porta entre 200cm e 250cm e com peso entre 13kg e 15kg: quatro dobradiças;

Porta a partir de 250cm e com peso entre 18 e 22kg: cinco dobradiças.



Conheça os tipos de dobradiças 35mm


Como mencionamos no início desse material, há diversas opções de dobradiças e cada uma se encaixa conforme a necessidade do cliente.


Os modelos mais tradicionais são de 26mm e 35mm, sendo essa última a mais convencional.


Uma das informações principais é conhecer mais sobre a altura do braço. Existem três formatos diferentes de encaixe de dobradiças disponíveis para o seu móvel: reta, curva e super curva (essa última conhecida também como super alta). Revenda os melhores modelos de Dobradiças 35mm do mercado: Escolha por produtos Soprano!


A diferença entre elas é simples. As dobradiças de móveis retas possuem uma limitação de abertura. Dessa forma, na hora que são instaladas, elas não podem segurar portas que abram ângulos maiores.


É aí que entram as dobradiças curvas e super curvas. A diferença entre elas é a capacidade de aplicação: enquanto as curvas são usadas em móveis cujas portas estão parcialmente sobrepostas a lateral do móvel, as super curvas são preferíveis quando a porta é embutida à lateral do móvel.


Saiba mais.



Dobradiça 35mm reta: 

A dobradiça reta é mais indicada para portas sobrepostas a lateral do móvel. Usada também em móveis que necessitam de um fechamento total, onde as portas estão totalmente fora do móvel.


Sua principal forma de utilização é em móveis mais simples, de duas portas, como os armários da cozinha, ou partes de roupeiros modulados.


Dessa forma, a porta fica diante do lado do corpo do móvel, deixando uma folga mínima suficiente para garantir a abertura da porta com segurança.


Sua principal vantagem também é o custo-benefício. Elas são ideais para os fabricantes de móveis seriados, com foco na fabricação ágil e de grande volume.



Dobradiça 35mm curva:

São indicadas para portas semi embutidas ou parcialmente sobrepostas à lateral do móvel.


Esse modelo de dobradiça é indicado para diversos móveis, como armários, balcões cujo projeto contemple uma sequência de portas.


Isso porque essa dobradiça é fabricada com uma espécie de recobrimento parcial do topo. Em um roupeiro de 3 ou mais portas, com caixaria única, ela permite o processo de abertura das portas sem que uma porta atrapalhe a abertura das outras.


O mesmo vale para móveis onde as duas portas se abrem ao meio.




Dobradiça 35mm super curva:

São indicadas para portas embutidas na lateral do móvel.


A dobradiça super curva permite que o processo de abertura de porta não bata no topo, ou seja, trabalhando na parte interna e mudando completamente o posicionamento das portas no móvel.




Entenda sobre dobradiça com pistão, amortecimento e mola


Além dos tipos de braço, há outras informações importantes para você saber sobre as dobradiças 35mm e orientar o cliente na hora da compra.


Outra característica do componente é que há duas versões: com pistão ou sem pistão. Os pistões também são chamados de amortecedores e exercem essa função de suavizar o fechamento da porta do móvel, levando ainda mais sofisticação para a casa do seu cliente.


Além de promover o fechamento suave das portas, dobradiças com amortecimento contribuem para elevar a durabilidade do móvel e evitar o desgaste precoce.



Existe também a versão da dobradiça sem a presença de mola e pistão. Esse modelo é indicado para portas com espessura entre 12 e 18mm juntamente com pistões ou pulsadores. Um exemplo de aplicação são os pulsadores magnéticos Soprano.


Eles permitem a abertura dos móveis com apenas um toque, sem a necessidade de puxadores.


Nesse caso, é necessário ter uma dobradiça 35mm sem mola, pois quem impulsiona a porta para fora é o pulsador, mas a dobradiça tem que estar solta para facilitar a abertura e tornar o processo mais eficiente.


Há ainda diferentes modelos de instalação do calço da dobradiça, como clicl, slide on e calço fixo. Saiba mais sobre cada uma delas:



Click:

O sistema mais tradicional é o click, que se encaixa o corpo da dobradiça no seu calço, que torna mais fácil a montagem e desmontagem da porta no móvel.


Como o próprio nome sugere, a dobradiça trava no calço através de pressão, fazendo o som tradicional de click. A partir desse som, a dobradiça está pronta para ser usada.


Dessa forma, o profissional da marcenaria que for fazer a montagem pode fazer a fixação, regular toda a porta e, após, pode retirá-la deixando para finalizar a montagem no próprio local onde o móvel permanecer.


Tudo sem perder a orientação das regulagens efetuadas. Por isso, esse sistema oferece mais rapidez e agilidade na instalação e está cada vez mais presente em móveis planejados e projetos personalizados.





Slide on:

A tradução para o português significa “deslizar” e essa ação que ela prova. Isso porque o sistema slide on permite que o encaixe seja feito deslizando a dobradiça sobre o calço.


A principal vantagem desse tipo de encaixe é que o profissional que for realizar a montagem do móvel pode colocar todas as dobradiças ao mesmo tempo e depois fazer a regulagem e a fixação.




Calço fixo:

Nessa versão, o calço fica acoplado no corpo da dobradiça e não se solta, ou seja, fica preso. Para fazer a montagem, é fundamental iniciar pela fixação do caneco da dobradiça na porta, posicionando a porta no móvel e fixando o calço.


Um ponto importante que precisa ser avaliado é o momento de transportar o móvel. Nos sistemas slide On e click, por exemplo, é possível soltar o calço do corpo da dobradiça para fazer o transporte. Porém, no sistema calço fixo, é necessário soltar todo o conjunto.





Leia também:

Dobradiça 35mm Sem Mola

Dobradiça 35mm Sem pistão

 


Dicas para ajudar a escolher a dobradiça 35mm indicada para o móvel


Viu só como as dobradiças são versáteis, disponíveis em diferentes formatos para atender ao que o cliente quer?


É um excelente componente que com certeza vai auxiliar na movimentação da mercadoria na sua loja e permitir ótimas vendas.

Está com dúvidas sobre qual modelo revender? Fale com o nosso time de especialistas que eles irão lhe auxiliar nesse processo!


Para trazer ainda mais dicas para que você possa auxiliar o consumidor a escolher a dobradiça certa para o seu móvel, preparamos algumas respostas para eventuais dúvidas que possam surgir durante o processo de compra.



·        Qual será o móvel onde a dobradiça será instalada?


A dobradiça 35mm foi desenvolvida para auxiliar na abertura e fechamento das portas de diferentes móveis espalhados por diversos ambientes de uma casa ou empresa. Elas podem estar nos armários da cozinha, no roupeiro, gabinete do banheiro e até mesmo nos móveis do escritório. Em cada um desses móveis ela se adapta conforme o projeto e as suas particularidades, como amortecimento, ângulo, entre outros. Uma dica importante é que se o móvel estiver em cidades litorâneas, por exemplo, seja considerado a utilização de dobradiça em aço inox, que são mais resistências à oxidação. Dessa forma, prolongando a vida útil desse importante componente.


 

·        Quais são as dimensões do móvel?

O cliente precisa ter essa informação porque ela vai determinar a quantidade de dobradiças necessárias para o móvel. Além da largura e altura da porta, é importante também saber o peso do item. Geralmente, portas menores e mais leves necessitam de duas dobradiças. Entretanto, versões maiores e mais pesadas podem precisar de até cinco dobradiças. Por isso, é fundamental esse tipo de informação para que você oriente o consumidor a levar a quantidade certa para o seu móvel, evitando o transtorno de faltar o componente durante o processo de montagem ou eventuais problemas devido a má distribuição do peso da porta em relação a quantidade de dobradiças utilizadas.


 

·        Onde e como ocorre a abertura do móvel?

A principal função de uma dobradiça é abrir e fechar com praticidade portas. É indicada para utilização em portas com espessura igual ou superior a 16mm. Além disso, as dobradiças são componentes formado por três partes: corpo, caneco e calço. O caneco é a área da ferragem que fica “embutida” e usinada nas portas. O corpo faz a união entre o caneco e o calço e é responsável pela sustentação. Já o calço é a peça que fica fixada na parede do móvel. A união desses três itens que permite a abertura do móvel.

 


·        Qual o material desejado para a dobradiça?

A maioria das versões de dobradiças disponíveis no mercado são produzidas em aço carbono niquelado. A niquelagem de metais é um processo que cria uma fina camada de níquel sobre um metal. Entre seus maiores benefícios estão o aumento da resistência em relação à corrosão e oxidação, além do aumento de resistência ao desgaste.


Da mesma forma que, se o móvel for utilizado para armazenar alimentos, temperos ou produtos químicos, por exemplo, oriente o seu cliente para que opte pelas dobradiças em aço inox. Isso porque auxiliarão em uma maior vida útil da ferragem, isso porque, o aço inox possui uma alta resistência a oxidação.

Outra orientação importante é que se o cliente tiver o móvel em uma região litorânea, elas também exigem a instalação de ferragens aço inox, já que suportam melhor a maresia e as características desse tipo de clima.

 


·        Como é a instalação da porta do móvel: sobreposta ou embutida?

O que vai determinar se a dobradiça ficará sobreposta ou embutida é a altura do braço do corpo da dobradiça. O modelo reto, por exemplo, é para portas sobrepostas, que estejam alinhadas à lateral do móvel. Já a versão curva é destinada para portas parcialmente alinhadas com a lateral do móvel. Por fim, o modelo super curva (ou super alta) foi pensado para portas embutidas no móvel.

 


·        Qual o tamanho dos furos de encaixe?

A dobradiça ficará fixa em furos de 35 ou 26mm de diâmetro, usinados na porta do armário. A versão de 35mm é a mais convencional.

 


·        Qual o grau de abertura da porta do móvel?

Existem no mercado diversas opções, como 45°, 90°, 98°, 100°, 105°, 165° e até 270°. A função do ângulo de abertura é facilitar o acesso para dentro dos móveis, como no caso dos armários de canto, que exigem uma abertura de porta diferenciada em relação aos demais para acesso interno.

 


·        Quais são os cuidados com a dobradiça?

Uma melhor conservação do componente passa por uma limpeza frequente, sem necessidade de muito esforço. Outra orientação é que não sejam colocados objetos próximos da dobradiça para não forçar o fechamento das portas. Todos esses cuidados te ajudam a escolher e manter a dobradiça ideal.



Conheça a linha de dobradiças 35mm da Soprano


A linha de componentes para móveis da Soprano conta com dobradiças 35mm em diversas configurações com click, slide on, calço fixo, com pistão, sem pistão e ângulos especiais além da dobradiça lift e dobradiça top que possui abertura de 270º.


São produtos com a qualidade necessária para atender as necessidades do seu cliente, movimentar a mercadoria da sua loja e permitir ótimas vendas.


Conte com a Soprano.

 


Quer saber mais sobre dobradiças?

Então não deixe de ler o nosso texto Abrir e fechar nunca foi tão fácil!

Publicado por Soprano, dia 28/01/2021

Ficou com alguma dúvida?

Fale Conosco

Fique por dentro

Receba nossas newsletters com novidades e promoções!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Notícias

Blog da Soprano

Casa

04 de Março, 2022

Puxadores para móveis: Como escolher o melhor modelo?

Um pequeno objeto, mas com grandes responsabilidades. Estamos falando dos puxadores para móveis, que possuem uma função...

Continuar lendo
Casa

25 de Fevereiro, 2021

Como escolher o melhor rodízio para meu móvel?

Com mais tempo dentro de casa, o consumidor passou a pensar mais na organização dos ambientes, trocando os móveis de lu...

Continuar lendo
Casa

09 de Outubro, 2019

Dobradiças Caneco Ângulos Especiais 45º, 90º e 165º

Eficiência em todos os ângulos.As Dobradiças Caneco 35mm Ângulos Especiais são indicadas para aplicação em móveis que r...

Continuar lendo