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Segurança e Proteção

Praticidade e Eficiência

Assistência técnica e segurança para o integrador de energia solar

Tempo de leitura: 5 minutos

A procura por energia solar não para de crescer, como aponta a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Só em 2021, o Brasil passou a marca histórica de 13 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica. Somando a capacidade instalada nas grandes usinas térmicas e da geração própria de energia solar, a fonte solar ocupa o quinto lugar na matriz elétrica brasileira — à frente das térmicas movidas a combustíveis.


Esse avanço traz oportunidades para os integradores, que veem crescer novas chances de fechar o negócio. Porém, assinar o contrato é apenas o primeiro passo para criar relacionamento com o cliente: é preciso investir em uma boa assistência técnica e um ótimo pós-vendas.


Esse processo foca no prolongamento da vida útil do produto e aumenta a satisfação do consumidor. Em fabricação de equipamentos, por exemplo, as margens de lucro de serviços de manutenção e venda de peças de reposição podem ser até cinco vezes maiores do que as da venda primária.


Logo, ter uma boa assistência técnica no mercado de energia solar é crucial para fidelizar o cliente, fazer a manutenção correta dos equipamentos e se destacar entre a concorrência. A seguir, saiba como uma parceria sólida com fornecedores de sistemas fotovoltaicos pode ajudar.


Principais dificuldades dos integradores 


Quem trabalha no mercado de energia solar, costuma enfrentar problemas em relação à assistência técnica. Em casos de mau funcionamento ou dúvidas sobre o equipamento, a maioria dos distribuidores passa a dúvida para o fabricante do material.


Isso demanda tempo para a resolução — e dor de cabeça para o consumidor final. Enquanto o problema não é resolvido, ele precisa pagar o valor integral da conta de energia elétrica. Como boa parte do investimento é para reduzir a conta em até 95%, isso gera desconfiança e frustração.


Outro ponto de atenção está na confiabilidade dos fornecedores. Por ser um mercado em ascensão, muitos distribuidores enxergam uma oportunidade de ganhar dinheiro rápido. Consequentemente, não se preocupam em oferecer garantia própria, seguro ou peças de qualidade. O “barato pode custar caro” se faz presente nesses momentos, com falta de produtos, atrasos na entrega e constante necessidade de manutenção.


Por fim, há o problema da falta de padronização. Muitos integradores de energia solar fotovoltaica compram de diferentes distribuidores em busca de um mix completo de produtos. No entanto, não há uma padronização dos produtos que eles utilizam em seus projetos e nem no atendimento. Alguns podem ser verdadeiros parceiros, enquanto outros somem no primeiro sinal de produto.



Importância da assistência técnica em energia solar  


O custo médio para geração de energia solar é em torno de R$ 15 mil. Isso significa que há muito em jogo, tanto no quesito financeiro quanto nas perspectivas do consumidor. Ter uma boa assistência técnica é crucial para atender às expectativas e oferecer uma solução rápida aos problemas apresentados.


Ainda mais porque a expectativa é que esse equipamento dure entre 20 e 30 anos. Durante esse período, muitas questões podem surgir — e é papel do integrador saber como responder às dúvidas e lidar com problemas.


De modo geral, ter uma boa assistência técnica ajuda em dois quesitos:


Manutenção  


Fazer a manutenção periódica permite que o sistema solar mantenha sua captação de energia 25 a 30 anos com 80% do desempenho original. Felizmente, os procedimentos são simples e evitam grandes danos, custando apenas 0,5% do investimento inicial por ano.


Cabe à empresa responsável fazer visitas periódicas para conferir se houve aumento da demanda de eletricidade ou se há algum elemento prejudicial no sistema. Geralmente, as manutenções dos geradores ocorrem a cada 2 anos, mas pode variar de acordo com: 


  • Localização geográfica;
  • Incidência de chuva;
  • Forma como o sistema foi instalado.


Como o equipamento tem ampla vida útil, o sistema pode parar de funcionar eventualmente. Pode ocorrer soltura de bornes devido ao aquecimento pelo sistema operar de forma constante por boa parte do dia, Ou até mesmo ter um curto-circuito em alguma string, gerando uma falta em relação a terra. Nesses casos, é preciso fazer uma manutenção corretiva, para evitar que o investimento seja prejudicado ou verificar porque o rendimento está baixo.



Confiabilidade


Para brasileiros, confiança na marca é um dos principais fatores de compra. A informação é do relatório Edelman Trust Barometer 2019, que também tratou de fidelização. Quando o consumidor confia em uma marca há muito tempo, a chance dele comprar novos produtos é maior (58%) do que o consumidor que não confia completamente nela (23%).


Em entrevista ao site Mercado & Consumo, a vice-presidente executiva da Edelman Brasil, Marcília Ursini, refletiu sobre esse comportamento. “Hoje não basta entregar um produto de qualidade e com bom preço, é preciso oferecer uma boa experiência de compra e impactar a sociedade de maneira positiva”. 


Ou seja: o pós-venda é essencial para garantir a competência. Não é só uma questão técnica, pois a assistência ajuda a estreitar o relacionamento entre fornecedor e cliente. Como apontou a pesquisa da Edelman, demonstrar preocupação real com a satisfação do consumidor e fazer de tudo para atender suas expectativas gera consumidores fiéis e defensores da marca.


Soprano: Empresa consolidada no mercado


Mais do que nunca é necessário ter bons fornecedores ao seu lado. Especialmente dentro do mercado de sistemas fotovoltaicos, que tem grande potencial não explorado. Fazer uma pesquisa sobre a reputação, cartela de clientes e prêmios conquistados é um bom início para encontrar parceiros.


A Soprano está há mais de 65 anos prestando todo o suporte para seus clientes. A empresa conta com uma equipe de assistência técnica para auxiliar em projetos de microgeração e minigeração. Assim, auxilia os integradores a encontrar a melhor solução para o cliente final e dá todo suporte durante a instalação.


A marca também dispõe de uma equipe responsável por acompanhar o desempenho dos sistemas fotovoltaicos em funcionamento através da plataforma de monitoramento. Os kits fotovoltaicos têm seguro incluso para riscos de engenharia de 3 meses, riscos diversos de 12 meses e risco cível, logística reversa. Sem contar suporte técnico, monitoramento e frete grátis. E todas as garantias dos produtos são feitas diretamente com a Soprano. 


A própria marca resolve o problema do cliente. Depois, conversa com a fabricante e alinha os procedimentos — esse processo agiliza a resolução de problemas. Após, a Soprano busca entender o que aconteceu e investe em tecnologia para reduzir erros.


Quer saber mais? Então clique aqui e benefícios que somente o integrador de energia solar Soprano possui. Você vai se surpreender com as vantagens de ter uma marca consolidada como fornecedora!


Publicado por Soprano, dia 15/06/2022

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