03 de Setembro, 2024
Soprano realiza Conexão Solar, evento que debate novidades no setor de energia renovável
A Soprano, especializada em soluções para casa e construção, por meio da Unidade Fotovoltaico, promove a segunda ediçã...
Continuar lendoCarregando
Você adicionou um item à sua solicitação de orçamento:
Adicione itens para continuar.
Resumo da sua solicitação de orçamento
Qtd. | Produto | Código |
---|
Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:
Sua solicitação foi enviada com sucesso!
Fique atento ao seu e-mail, em breve você receberá o retorno do seu orçamento.
Downloads
Faça download dos arquivos selecionados.
Adicione itens para continuar.
Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:
Download concluído
Tempo de leitura: 5 minutos
Por meio da Unidade Fotovoltaico, a Soprano realizou a segunda edição do Conexão Solar, evento que discute soluções em energia renovável entre integradores parceiros da empresa, no dia 5 de setembro, na Casa Perlage Eventos, em Farroupilha (RS). Na ocasião, a empresa reforçou seu comprometimento com a apresentação de novidades e fomento de lançamentos do setor, junto a aproximadamente 50 integradores parceiros participantes, que compartilharam conhecimentos e estabeleceram conexões.
De início, o diretor da Unidade Fotovolatico, Fabiano Piccoli, salientou que esse evento é uma oportunidade de aprendizado, ressaltando como o mercado solar é diferenciado, com seus altos e baixos, e ainda está se consolidando. “Acreditamos muito na Soprano Solar para construirmos parcerias sólidas e trazer sustentabilidade ao negócio”, apontou Piccoli.
Após, dando as boas-vindas aos presentes, quem falou foi o gerente da Unidade Fotovoltaico, Julio Bortolini, agradecendo a todos pela participação e contando com o crescimento em conjunto nesse setor. “O objetivo de realizar mais um Conexão Solar é nos aproximarmos dos integradores e mostrarmos o impacto que a Soprano tem, onde eles podem usar uma marca de mais de 70 anos de história para vender essa solução energética para seus clientes. Também queremos, principalmente, fortalecer cada vez mais essa cooperação, onde nossos parceiros podem contar com nossa credibilidade e reputação de mercado, já que, por estarem à frente com o cliente, falam em nome da marca Soprano, e essa segurança acaba fazendo toda a diferença na hora da venda”, afirmou Bortolini.
Iniciando as palestras, representantes da Soprano apresentaram seus recentes lançamentos para Sistemas Off-grid e driver para bomba solar. A supervisora de engenharia Diana dos Santos Sgarabotto e a analista de suporte técnico fotovoltaico Mariana De Stefani Maciel passaram detalhes dos produtos e suas aplicabilidades, além de opções de funcionamento.
Em seguida, foi a vez de Guilherme Chrispim, sócio-diretor da S2 Negócios LATAM, especialista em Energias Renováveis, apresentador do DUVE – Diário de Uma Vida Elétrica e ex-presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD Brasil), falando sobre “RED'S da transição energética”. Ele comentou como 25% da geração distribuída nacional vem dos três estados da Região Sul do Brasil, país que alcançou uma potência instalada de 32 GW da fonte solar fotovoltaica.
O palestrante ainda abordou tendências na energia e transição energética, como módulos menores para facilitar instalação, utilização de inteligência artificial, descarbonização, descentralização da energia distribuída, transformação digital e desburocratização, entre outros. Chrispim também contextualizou o tema Recursos Energéticos Distribuídos (RED), trazendo reflexões e proposições sobre o mercado, citando benefícios da geração distribuída.
Em participação on-line, o especialista da Nansen Solar, o engenheiro Youssef Barreiros e o coordenador de marketing Carlos Eduardo Souza mostraram os diferenciais da linha de inversores, recentemente integrada no portfólio da Soprano, enquanto soluções em armazenamento de energia. Eles apresentaram o inversor híbrido da marca e suas aplicações e modo de operação, indicados principalmente em instalações que necessitam de autonomia de energia, como hospitais e laticínios. Os representantes da Nansen também falaram sobre as baterias solares de lítio, suas funcionalidades, preço e capacidade.
As representantes da Soprano, Diana dos Santos Sgarabotto e Mariana De Stefani Maciel, retornaram para destacar o processo da Assistência Técnica, explicando o fluxo de atendimento, detalhes sobre o processo de garantia e as etapas para resolução de problemas, informando que, em média, são realizados 154 atendimentos mensalmente pelo setor.
Após, Cleiton Pereira da Rosa, fundador da Elite Treinamentos, trouxe o tema “Boas práticas de segurança do trabalho”, contemplando trabalhos em altura e com eletricidade, sendo essas duas das três principais causas de acidentes no trabalho no Brasil. Rosa apontou o conceito de segurança no trabalho, normas e regulamentos, análise de riscos e responsabilidades civis e criminais relacionadas ao tema. Ele enfatizou que todo trabalho deve ser precedido de análise de risco para garantir a segurança não somente dos trabalhadores, mas até de terceiros.
Bruno Sulzbach de Souza, gerente comercial da Sollar Sul, ofereceu informações sobre a COOP Energia, usina de investimento que tem o objetivo de compartilhar créditos com usinas fotovoltaicas, conectando-as a beneficiários de maneira transparente e segura. Souza ressaltou que o negócio não é de venda de energia, mas sim de locação de equipamento, além de mencionar pacotes de contrato personalizados e benefícios como segurança jurídica, confiança na operação, solidez financeira e projeções realistas.
Em seguida, o CEO da Soprano, Danny Siekierski, reforçou como o fotovoltaico faz parte do planejamento da Soprano. “Considerando os 70 anos de história da marca, esse setor é o filho mais novo, com apenas cinco anos. Estamos aprendendo e modernizando esse negócio, onde os integradores são parcela essencial do processo. Temos plena consciência dos desafios e da maturação a longo prazo, e queremos ser referência. Essas sete décadas de experiência nos colocam em uma posição única, ao contrário de outras empresas que atuam nesse mercado, pois temos toda a estrutura da Soprano por trás”, comentou Siekierski.
Dando sequência ao evento, Maicon Gregolon, gerente de vendas no Brasil da EraSolar Energia, destacou inovações e tecnologia de seus módulos fotovoltaicos, além de explicar sobre a linha de produção com 100% de fabricação própria e trazer novidades como aplicações de módulos flexíveis. No Brasil, a missão é sempre buscar parcerias estratégicas, como a Soprano, para transformar o futuro em energia.
Para finalizar o evento, o advogado Éverton Sebastiany de Araújo, sócio e diretor jurídico da Ergo Energia Inteligente, conduziu a fala sobre “Segurança jurídica na integração”. Ele trouxe informações essenciais sobre contratos, observando os principais cuidados a serem tomados e detalhes essenciais que não podem ficar de fora em uma negociação. Araújo citou especificidades relacionadas a vínculo empregatício e contratos relacionados a compra e venda, operação e manutenção, representação comercial, promoção de vendas, instalação e mão de obra, com orientações jurídicas práticas.
O 2º Conexão Solar foi uma promoção da Soprano juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), com apoio de Nansen Solar e EraSolar Energia.
Publicado por Soprano, dia 06/09/2024
Ficou com alguma dúvida?
Fale ConoscoReceba nossas newsletters com novidades e promoções!
03 de Setembro, 2024
A Soprano, especializada em soluções para casa e construção, por meio da Unidade Fotovoltaico, promove a segunda ediçã...
Continuar lendo15 de Agosto, 2024
A crescente demanda por energia limpa e sustentável tem impulsionado o mercado de energia solar no Brasil. Com um aumen...
Continuar lendo08 de Agosto, 2024
Por: Júlio Bortolini - Gerente de Engenharia e da Unidade Fotovoltaica A energia solar tem se destacado como uma s...
Continuar lendo